estacaogeek.com
estacaogeek.com Janeiro 22, 2018


Bloco independentista "não representa a vontade de todos os catalães" — Rajoy

25 Dezembro 2017, 07:23 | Edna Do Rosario

Bloco independentista "não representa a vontade de todos os catalães" — Rajoy

Rajoy propõe diálogo com condições a uma Catalunha polarizada

O resultado foi tudo menos o desejado por Mariano Rajoy. Isto, quando a ERC lhe virou as costas e recusou reeditar a Juntos pelo Sim, lista com que chegaram ao poder em 2015. A número dois desta formação partidária, Marta Rovira, reafirma que os catalães votaram pela "república": "Senhoras e senhores da Catalunha, os resultados mostram-nos que há uma maioria independentista, que há uma maioria claramente republicana".

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que "o Estado espanhol foi derrotado" e que a situação exige "retificação, reparação e restituição" pelo governo, que chamou a "tomar nota". É verdade, se estivermos a falar de vitória em deputados e votos: em 2003, o PSC de Pasqual Maragall somou mais votos do que a antiga Convergência e União, mas elegeu menos quatro deputados. Segundo fontes partidárias do Ciudadanos, Rajoy telefonou já esta sexta-feira ao líder dos "laranjas", Albert Rivera, para o felicitar pela vitória de Inês Arrimadas. Seu partido era favorito nas pesquisas, mas acabou o terceiro.

OE2017: INE divulga hoje défice em contas nacionais até setembro
Diz o INE que este valor se deve a um aumento da receita (5,5%) e a uma descida da despesa (-0,4%). Vamos ter este ano, o ano de maior crescimento económico desde o princípio do século.

Rajoy deve se preocupar não só com a maioria separatista mas também com a vitória do Cidadãos, que disputa com o Partido Popular o eleitorado conservador espanhol. Ele citou o partido Cidadãos, de centro-direita, sigla que recebeu mais votos, mas não o suficiente para governar sozinha. Desde então, muitos membros de seu gabinete foram presos enquanto aguardam uma investigação sobre a tentativa de independência. Pareciam mais, na Estação do Norte, onde as poucas centenas de militantes não conseguiram animar-se nem com a revalidação da maioria do bloco soberanista.

Trata-se contudo de um interlocutor que pouco tem a oferecer a Rajoy, uma vez que os partidos independentistas da Catalunha unidos conseguem formar um governo regional eventualmente com Carles Puigdemont na liderança dessa aliança.

Metade dos brasileiros só tem ensino fundamental, diz IBGE
A taxa de analfabetismo da Região Nordeste é cerca de quatro vezes maior do que a taxa apresentada nas regiões Sudeste e Sul. Pela antiga Pnad, o país tinha 12,9 milhões de analfabetos, 8% das pessoas de 15 anos ou mais.

Puigdemont está vivendo em autoexílio em Bruxelas desde outubro, quando Rajoy destituiu seu governo regional após um referendo de independência considerado ilegal e da proclamação de independência da Catalunha. A votação registrou uma participação recorde de quase 82%.

No entanto, Puigdemont é alvo de uma ordem de prisão dentro do território espanhol e não há certeza sobre se poderá assumir o cargo, caso venha a ser reeleito para o cargo pelos deputados independentistas.

Atlético-MG anuncia rescisão de contrato com Fred
A nova diretoria do clube, presidido por Wagner Pires de Sá, agiu rápido e anunciou o novo reforço assim que deixou o rival local. No entanto, rescindiu o contrato amigavelmente com o clube de Belo Horizonte e optou por uma transferência para seu arquirrival.

O presidente do Governo espanhol - e por inerência representante também dos catalães, como fez questão de sublinhar - não escondeu a sua tristeza com o resultado do seu próprio partido na Catalunha, mas disse estar disposto a dialogar com o futuro Governo, prometendo "toda a colaboração e vontade de diálogo, construtivo, aberto e realista ao Governo que se constitua na Catalunha para resolver os problemas dos catalães e gerar um marco de segurança imprescindível para melhorar o bem-estar das pessoas, o que deve ser o objectivo de qualquer Governo".



Other News

Trending Now

Exército destrói 1.141 armas de fogo entregues à Justiça em Pernambuco
Ele informou que o Exército atingiu a meta de eliminar 100% do armamento disponível para destruição este ano no Rio. A ação aconteceu no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento, em Deodoro, na zona norte da cidade.

PF dá detalhes sobre operação que decretou prisão temporária de José Melo
Ainda conforme o delegado, alguns mandados de condução coercitiva não foram autorizados pela Justiça. O ex-governador estava visivelmente abalado.

Tribunal Constitucional chumba taxa de protecção civil
Que o país diga como é que quer financiar os sistemas de proteção civil. "Agora a decisão volta ao campo da política", indicou. Assunção Cristas diz que os centristas sempre consideraram a Taxa de Proteção Civil inconstitucional e inoportuna.

Cassado, Dirceu receberá da Câmara aposentadoria de R$ 9,6 mil
A maior paga aos cassados é a de Roberto Jefferson (PTB-RJ), que também perdeu o mandato em 2005 no mensalão . Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a sete anos e 11 meses por corrupção passiva.

Vencer e golear. "Jogo com União da Madeira pode ser decisivo"
Porém, não deixou de pedir o apoio dos sportinguistas no último jogo antes do Natal. Se querem dar mais valor e respeito a esta competição, passa pela hora dos jogos.

Vereador posta vídeo se masturbando em escola :'Sem querer'
Apesar de ter sido apagado, o vídeo ainda repercute nas redes sociais. Ao G1, o vereador assumiu que é ele quem aparece no vídeo.

Evaristo Costa anuncia novo filme do Netflix em 'telejornal'
O ex-apresentador do Jornal hoje , Evaristo Costa , publicou uma foto misteriosa em sua conta no Instagram na quinta-feira (21). Não é a primeira vez que a Netflix Brasil usa uma pessoa influente nas redes sociais para promover suas produções.

Ex-governador Anthony Garotinho deixa a prisão
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, a investigação é um desdobramento da "Operação Chequinho". Garotinho atualmente está mantido no Bangu 8 , enquanto que o ministro está preso no presídio de Benfica.

PMDB oficializa troca de nome para MDB
No entanto, ele cancelou a participação e, no fim da manhã, acabou chegando de surpresa ao evento. A alteração ainda terá de ser ratificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Câmara corta salários dos deputados presidiários Paulo Maluf e Celso Jacob
Mas a assessoria está vendo. "Aliás eu acho que, para a democracia, esse é o caminho correto", acrescentou. Maia ainda pediu uma "harmonização" das duas turmas do Supremo, para que não haja conflitos nas decisões.