estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 19, 2017


Campanha de Temer em 2010 recebeu dinheiro de propina da Caixa — Funaro

01 Novembro 2017, 12:57 | Edna Do Rosario

Marcelo Camargo | Agência Brasil

Marcelo Camargo

Naquele ano, Temer elegeu-se vice-presidente pela primeira vez na chapa da ex-presidente Dilma Rousseff.

No 2º dia de interrogatório, Funaro deu detalhes sobre a negociação de 1 aporte do FI-FGTS no grupo Bertin, em troca do pagamento de propina para campanhas de políticos do PMDB.

O presidente Temer negou que tenha recebido propina do grupo Bertin em troca de benefícios em operações na Caixa Econômica Federal envolvendo o conglomerado. Algumas dessas operações irregulares, de acordo com o operador financeiro, contaram com a sua própria intervenção para favorecer projetos de empresas do Grupo Bertin.

Porto vence Boavista em clássico local e retoma liderança do Sporting
Tivemos oportunidades para recuperar o resultado, mas no segundo golo acaba o jogo. Eu diria que até aos 80 minutos há um jogo e depois dos 80 minutos há outro jogo.

A defesa de Cunha afirmou que "nada do que Lucio Funaro disse tem comprovação em documentos, a não ser as planilhas elaboradas por ele mesmo". "Em 2010, o PMDB recebeu 1,5 milhão de reais em três parcelas de 500 mil reais como doação oficial à campanha, declarados na prestação de contas do Diretório Nacional do partido entregue ao TSE". Já o deputado Cândido Vaccarezza teria recebido algo entre um milhão e um milhão e meio de reais.

Lúcio Funaro tornou-se réu dentro da Operação Sépsis.

O delator contou que Temer não obteve recursos diretamente pela operação, mas que, como reflexo do investimento da Caixa, foi beneficiado, mais adiante, pela Bertin como com recursos de doações de campanha. Explicou que o controle dos pagamentos foi feito por ele próprio numa agenda apreendida pela Polícia Federal, na qual registrava informações como "cobrar Natalino Bertin de doação para o Temer".

Netflix anuncia fim de 'House of Cards' após polémica com Kevin Spacey
Ele disse que não se lembra do encontro, mas ficou "mais que horrorizado " ao ouvir o relato de Rapp . Quando já não havia mais ninguém na festa, Spacey apareceu, aparentemente alcoolizado.

"Quando foi para definir como é que seria a divisão do montante que o Natalino disponibilizou para doações, se eu não me engano, o deputado Eduardo Cunha ficou com 1 milhão, 2 milhões, 2, .5 milhões foram destinados ao presidente Michel Temer, e um valor de 1 milhão também, 1,5 milhão, destinado ao deputado Candido Vaccarezza", afirmou o doleiro. Cunha acompanha o depoimento sentado de frente para Funaro.

Funaro relatou que operava para a família Bertin e ajudou a intermediar a liberação dos recursos da Caixa para a empresa Nova Cibe, ligada à Bertin. "Você vai falar 'Você deu dinheiro para o Henrique?' Dei", garantiu Lúcio Funaro em seu primeiro depoimento. O acordo com a Justiça prevê que ele deixe a cadeia após dois anos. À época do aporte do FI-FGTS, o atual secretário-geral da Presidência, Moreira Franco, ocupava a vice-presidência de Fundos e Loterias da Caixa, responsável pela gestão do FI-FGTS. O texto põe em cheque a veracidade das declarações e sustenta que o delator já mentiu outras vezes à Justiça.

Estado Islâmico acrescenta Neymar na lista de ameaçados para a Copa
O grupo ainda deixou uma mensagem: "Vocês não desfrutarão de segurança até que nós possamos viver nos países muçulmanos". A informação foi revelada pelo "SITE", portal que monitora a atividade dos extremistas na internet.



Other News

Trending Now

Com decisão sobre transferência mantida, Cabral recebe visita de parentes em presídio
A transferência foi determinada após a audiência entre o ex-governador e o juiz Marcelo Bretas . As visitas só ocorrem uma vez por semana, no pátio da unidade, com tempo limitado a três horas.

Ator de Stranger Things é detido com cocaína em aeroporto dos EUA
Charlie Heaton pode ser visto na 2ª Temporada de 'Stranger Things' , já disponível na Netflix . Os oficiais, então, impediram a entrada de Charlie, de 23 anos, no país .

Juan lamenta 0 a 0 no clássico: 'Horrível o empate'
Nenê tentou levar o time para frente, mas sempre quando pegava na bola encontrava companheiros muito atrás. O primeiro cruzou na medida para o segundo escorar de cabeça, mas Martin Silva defendeu.

Federer vence pela oitava vez o torneio da Basileia
Horas depois, provocou tristeza nos torcedores de Paris ao anunciar a desistência do Masters 1000 da capital francesa, que começará nesta segunda-feira.

No Twitter, Temer comemora leilão de pré-sal: 'O Brasil voltou', diz
De acordo com a legislação atual, a Petrobras tem o direito de preferência para atuar como operadora nos blocos do pré-sal. Gato do Mato é um campo operado pela Shell, que aguardava a realização deste leilão para dar início aos investimentos.

Parlamento da Catalunha declara independência de Espanha
O Parlamento regional aprovou nesta sexta-feira a independência da Catalunha , em desafio ao governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy .

Lula e Bolsonaro estariam no segundo turno, diz pesquisa
A pesquisa mostrou ainda a intenção de votos em outros possíveis candidatos na disputa presidencial no próximo ano. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em todos os estados do Brasil na pesquisa que foi feita nos dias l18 e 22.

Gilmar e Barroso trocam acusações no STF
Roberto Barroso disse que Mendes estava ocupando o plenário com assunto que não era pertinente para destilar ódio. Vossa Excelência está fazendo comício que não tem nada a ver com Tribunal de Contas do Ceará.

NBA: Avião dos Thunder ficou danificado após chocar contra objeto não identificado
Assista aos melhores momentos da vitória dos Wolves sobre o Thunder por 119 a 116! Apesar do susto, ninguém se machucou.

Greve da Administração Pública começa em força
Os trabalhadores reclamam aumento dos salários, descongelamento imediato das progressões na carreira e as 35 horas semanais para todos.