estacaogeek.com
estacaogeek.com Dezembro 18, 2017


Manifestação contra separação da Catalunha leva milhares às ruas em Barcelona

09 Outubro 2017, 01:23 | Edna Do Rosario

A vez (e a voz) dos catalães que estão contra a independência

A multidão que tomou as ruas de locais da Espanha pede diálogo em meio a crise da Catalunha  JAVIER SORIANO  AFP

Eles respondem ao chamado de um coletivo anti-independência, cujo slogan é "Chega!"

"Nós não queremos a independência". - É preciso muito mais que uma conjuntura golpista para destruir o que foi construído em 500 anos de história, não vamos permitir. O parlamento catalão deve se reunir no dia 10 de outubro, para anunciar os resultados do referendo sobre a independência da região.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa é um dos participantes no protesto, cabendo-lhe a tarefa de ler o manifesto final.

Contribuinte pode consultar 5º lote do Imposto de Renda na segunda (9)
Também encontram-se no lote as restituições de 2008 a 2016 que estavam na malha fina e deverão ser liberadas pela Receita. Caso seja liberada, ele terá que fazer o saque dentro de um ano.

De acordo com os organizadores, a marcha deste domingo reuniu 930 mil pessoas em Barcelona, mas os números da polícia apontam para a presença de 350 mil. Este domingo, em entrevista ao "El País", o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, garantiu que "o Governo impedirá que qualquer declaração de independência siga avante".

Na sua primeira entrevista a um diário espanhol desde o início da crise entre Madri e Barcelona, Rajoy assegurou que "a única coisa que existe é a ideia de que não se pode dialogar sobre a unidade da Espanha, nem intermediar nem ser objeto de mediação, nem negociar com a ameaça de romper a unidade do Estado". Há já algum tempo que o nacionalismo anda a provocar estragos na Catalunha.

O líder do Ciudadanos, Albert Rivera, que já pediu várias vezes ao governo que aplique o artigo 155º da Constituição para assumir o controlo das instituições catalãs e convocar eleições antecipadas, voltou a repetir o apelo. Rajoy também disse que o movimento pela ampliação da autonomia catalã dever "se fundamentar em negociações, ser pacífico", e se distanciar dos "extremistas, radicais e do CUP (partido de esquerda, Candidatura de União Popular - red.)".

IRS com dois novos escalões em 2018
Explica a mesma cadeia de televisão que o segundo escalão do IRS (de mais de 7.035 até 20.100 euros) deverá ser dividido em dois. A nova tabela de IRS, que ficará com sete escalões, deverá ficar inscrita no Orçamento do Estado para 2018, avançou o Expresso .

Cerca de 15 empresas, incluindo o CaixaBank e o Banco de Sabadell, decidiram desde quinta-feira (5) transferir suas matrizes para fora da Catalunha, que representa 19% do PIB espanhol. "Nunca pensei que chegaríamos a este ponto", declarou ao jornal conservador "ABC" Juan Rosell, presidente da CEOE, organização dos principais empregadores espanhóis.

Mas, neste momento atual, ganhou uma intensidade sem precedentes, uma vez que os líderes separatistas da Catalunha organizaram esta consulta, que foi proibida pela Justiça, marcada pela violência policial, cujas imagens rodaram o mundo. O sim pela secessão venceu com mais de 90% dos 2,3 milhões de votantes, mas o comparecimento às urnas foi de apenas 43% dos eleitores catalães.

Justiça decreta prisão preventiva de Cesare Battisti
Cesare Battisti estaria morando na cidade de Rio Preto, no interior de São Paulo, onde fez tratamento pelo SUS contra hepatite C. Ele tentava entrar na Bolívia com o equivalente a R$ 23 mil em moeda estrangeira e, por isso, foi retido por evasão de divisas.



Other News

Trending Now

Alterações foram aprovadas pela Câmara Federal — Refis
O texto-base da MP que criou o programa previa apenas desconto de 25% nos valores dos encargos e honorários que deverão ser pagos. Deputados ainda aprovaram emenda para permitir que empresas que estão no Simples Nacional possam aderir ao Refis.

Professora em chamas que salvou crianças vai a óbito — Incêndio em Janaúba
Ele ficou de férias de julho a agosto e ao retornar ao trabalho, no mês de setembro, alegou problema de saúde e foi afastado. No dia do crime, ele foi à escola para entregar o atestado médico. "Estamos mesmo muito surpresos com o que aconteceu ".

Temer vetará emenda que censura à internet na reforma política
Carlos Marun (PMDB) lembrou que esta emenda surgiu devido aos "abusos na internet", durante a campanha. O presidente Michel Temer irá vetar uma emenda que pretendia censurar a internet.

Polícia Federal prende presidente do Comitê Olímpico do Brasil
A apreensão de emails do COB revelou os pedidos de propina do dirigente senegalês Papa Massata Diack a Carlos Arthur Nuzman . Leonardo Gryner , diretor-geral de operações da Rio 2016 e considerado o braço direito de Nuzman também foi detido.

João Doria culpa 'herança do PT' por queda na aprovação
Em setembro, 61% dos entrevistados pelo DataPoder360 disseram que não votariam de forma alguma em Doria. Nesta sexta-feira, 6, o prefeito desembarcou em Belém, no Pará, onde permanecerá até domingo.

Movimento separatista realiza novo plebiscito sobre independência do RS, SC e PR
A pergunta feita nestes estados será a de que se os mesmos concordam em se separarem do resto do país. Lá ele deverá colocar o nome da cidade onde mora e serão listados os locais de votação disponíveis.

A Revolta | Nova sinopse revela trama envolvendo "conflito global" — Círculo de Fogo
O PPDC agora exige que os melhores e mais brilhantes se levantem e se tornem a próxima geração de heróis. Desde então, Jake abandonou seu treinamento e se envolveu com o submundo do crime.

IBGE: inflação segue em baixa, a 2,54% nos últimos doze meses
O desempenho da inflação acima da mediana do mercado veio em decorrência de uma queda de preços menor com alimentos. Se as projeções estiverem corretas, portanto, o IPCA encerrará o ano abaixo do piso da meta .

Marina Ruy Barbosa e Alexandre Negrão se casaram neste sábado (7)
O vestido dela, feito sob medida pela Dolce & Gabbana, já chamou a atenção pelo corpete estruturado e um pouco transparente. Entre as madrinhas e os padrinhos estão Giovanna Ewbank , Gloria Maria, Bruno Gagliasso e Murillo Lima.

Tudo sobre o casamento de Marina Ruy Barbosa
Marina e Xande já se casaram no civil 15 dias antes, também na cidade de Campinas, com a presença dos familiares mais próximos. Marina postou recentemente em seu Instagram fotos dos presentes feitos para os padrinhos e madrinhas.