estacaogeek.com
estacaogeek.com Dezembro 13, 2017


Justiça espanhola aperta cerco sobre independentistas e polícia catalã

05 Outubro 2017, 12:32 | Edna Do Rosario

Getty Images Piqué em ação pela seleção da Espanha

Piqué em ação pela seleção da Espanha

No entanto, explicou ao líder do Podemos que a sua postura neste momento é a de que o presidente do Governo regional catalão, Carles Puigdemont, tem de renunciar uma eventual declaração de independência, condição que é "inegociável".

O presidente catalão, Carles Puigdemont, tem falado várias vezes em mediação internacional por parte da União Europeia.

Ele voltou a insistir em que vai declarar a independência da Catalunha "nos próximos dias", mas também se mostrou disposto ao diálogo e pediu mediação.

Datafolha: 54% da população quer Lula na cadeia
Paulo ", uma pesquisa indica que mais da metade dos brasileiros quer ver o petista preso. Em relação à Lava Jato, os brasileiros estão divididos quanto ao futuro da operação.

"Todos fomos testemunhas dos fatos ocorridos na Catalunha, com o objetivo final da Generalitat [governo catalão] de que seja declarada - ilegalmente - a independência da Catalunha", disse Felipe VI.

"Não podemos nem compartilhar, nem aceitar" essa mensagem do rei, na qual ele pede que se "defenda a ordem constitucional" sem fazer menção aos feridos pelas forças policiais durante o referendo, ressaltou Puigdemont. Só 42% da população votou, o equivalente a 2,2 milhões de pessoas.

De acordo com fontes da presidência do governo espanhol citadas pelo El País, Rajoy conversou por telefone com Iglesias e agradeceu-lhe a iniciativa. "No entanto, o Estado não deu nenhuma resposta positiva a essas ofertas", afirmou. Só estão previstos plebiscitos consultivos, ou seja, não vinculantes.

Defesa de Aécio Neves pede suspensão de afastamento ao STF
Primeira Turma do STF determinou o afastamento do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do senador mineiro. O mandado de segurança foi originalmente distribuído para o ministro Edson Fachin , relator do caso J&F.

Mireia Boya, uma parlamentar catalã do partido pró-independência Candidatura de Unidade Popular (CUP), disse no Twitter que uma declaração de independência virá após uma sessão do Parlamento na segunda-feira para avaliar os resultados do referendo de separação.

Aprofundando a crise entre Estado espanhol e governo regional catalão, a Audiência Nacional convocou o chefe da polícia catalã para depôr na sexta-feira em uma investigação de sublevação.

Para este catalão, a culpa de toda a situação, sobretudo a criação de um "sentimento crescente", na Catalunha, a favor das teses independentistas, é dos dois grandes partidos espanhóis PP (Partido Popular, direita) e PSOE (socialista) que governaram a Espanha nos últimos 40 anos, desde a aprovação da Constituição de 1978. Não houve uma campanha organizada pelo "não" e o processo havia sido suspenso pelo principal tribunal do país.

Morre atriz Solange Badim, aos 53 anos
A atriz ainda se destacou no teatro com a peça "Emilinha & Marlene, as Rainhas do Rádio", na qual interpretou Marlene. Solange Badim tratava um câncer, que já havia se espalhado, há pelo menos sete anos.

Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d'Esquadra, teria se recusado a cumprir as ordens do Estado para impedir o plebiscito separatista.



Other News

Trending Now

Corinthians arranca empate com o Cruzeiro e vê vantagem cair
Na melhor chance do primeiro tempo, Kazim recebeu de Jadson , chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou o impedimento. Depois disso, não houve tempo para mais nada e por isso o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1 no Mineirão.

Criança estava escondida em cela de acusado de abuso de menores
A Secretaria de Justiça afirmou que o preso foi colocado em uma cela isolada e que está investigando o caso. Inclusive, a criança relatou aos servidores que o detento tocou em suas partes íntimas .

Rui Rio avança e Passos Coelho não se recandidata — PSD
O líder do PSD assumiu no domingo a responsabilidade por "um dos piores resultados de sempre" do partido em eleições e admitiu não se recandidatar à liderança do partido.

Tiroteio em Las Vegas faz 50 mortos e centenas de feridos
O festival de música, onde estavam mais de 40 mil pessoas, decorria junto do casino Mandalay Bay, na zona sul de Las Vegas . Alguns voos foram desviados do aeroporto Las Vegas McCarran quando surgiram as primeiras notícias sobre o tiroteio .

Mourinho aposta no Benfica: "É melhor que o CSKA e o Basileia"
Cresci em Setúbal, que tem a Praça do Bocage e a Avenida Luísa Todi como os dois ex-libris da cidade. Venho a Setúbal porque amo Setúbal.

Criança é encontrada em cela com acusado de estupro
O casal foi preso e levado para a Central de Flagrantes, em Teresina, onde prestaram depoimento e foram liberados posteriormente. Holanda afirma que a criança não tinha parentesco com o preso e não deveria ter acesso às celas por ser menor de 18 anos.

Não houve referendo de independência da Catalunha hoje, diz primeiro-ministro espanhol
A lei do referendo aprovada pelo parlamento regional não prevê um mínimo de participação para que o resultado seja vinculativo. Vários políticos esquerdistas espanhóis exigiram que Rajoy demitiu por causa da repressão da polícia contra os manifestantes.

Alvo da PF, reitor afastado da UFSC é encontrado morto em shopping
A Polícia Militar e o Instituto Médico Legal (IML) confirmaram a identidade da vítima. Olivo teria se jogado do piso mais alto do prédio, equivalente ao sexto andar.

Trio americano leva prêmio Nobel de Medicina por estudo sobre relógio biológico
Eles mostraram que esse gene codifica uma proteína que se acumula nas células durante a noite e depois é degradada durante o dia. O Comité Nobel refere como exemplo a situação de se atravessarem diferentes fusos horários e vive a experiência de "jet leg".

Coreia do Norte não quer negociar a desnuclearização — EUA
Embora se oponha categoricamente a qualquer medida para derrubar Kim, a China parece cada vez mais disposta a endurecer sua postura em relação a Pyongyang, e concordou com novas sanções impostas à Coreia do Norte pela Organização das Nações Unidas (ONU).