estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 24, 2017


"A Europa vai de Espanha à Bulgária" — Juncker comete gafe

14 Setembro 2017, 01:46 | Sandra Leitao

Portugal de fora. A Europa de Juncker vai da Espanha à Bulgária

Estado da União o futuro da Europa e os desafios

"Igualdade entre os membros, grandes e pequenos, de Este e Oeste, Norte e Sul. Por razões de eficácia, defendo que esta tarefa seja confiada ao comissário europeu responsável pela Economia e Finanças - idealmente vice-presidente da Comissão - e presidente do Eurogrupo", esclareceu.

Apesar do conteúdo político reforçado desta mensagem de Juncker, o discurso ficou também marcado por uma das habituais gaffes do presidente da Comissão, quando afirmou que a Europa vai da Espanha até à Bulgária, nomeando Vigo como o ponto mais ocidental.

A controversa frase de Jean-Claude Juncker gerou várias reações nas redes sociais, incluindo da eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, que questiona na rede social Twitter se o líder do braço executivo da União Europeia "já assumiu que estamos de fora".

Com lesão muscular, Benzema desfalcará Real Madrid por um mês
Após cobrança de lateral direto para a área, Casilla e Carvajal ficaram parados, Ivi ganhou a bola e abriu o placar no Bernabéu. O atacante francês, porém, torceu o joelho direito em um lance sozinho aos 26 do primeiro tempo e precisou ser substituído.

"A UEM diz respeito a 19 Estados e Portugal tem sido absolutamente claro na defesa da necessidade de complementar a UEM com um seguro europeu de garantia de depósitos, um fundo de resolução único, entre outras medidas, ao mesmo tempo que defende que esse avanço deve acontecer também na transparência e prestação de contas aos parlamentos nacionais e europeu", disse Santos Silva.

Dirigindo-se às autoridades turcas - país "que se vem afastando a passos largos da União Europeia"- Juncker deixou um apelo: "O lugar dos jornalistas é nas salas de imprensa e não nas prisões".

Santos Silva considerou o discurso "muito positivo e importante", dizendo que Portugal se revê nas cinco prioridades apontadas por Juncker no discurso, e vincou que a criação da nova figura comprova que é necessário reformar a União Europeia ao nível económico. "Aproveitemos por isso ao máximo o bom momento, e o vento nas nossas velas", disse.

Barcelona: portugueses e estreante Dembélé nos convocados
A chamada de Ousmane Dembélé é a principal novidade na convocatória do Barcelona para o dérbi catalão, frente ao Espanhol. Ainda não foi desta vez, porém, que o técnico Ernesto Valverde pôde ver seu trio de ataque em campo.

No plano institucional, Jean-Claude Juncker, cujo mandato termina no final de 2019, propôs unir em um só cargo a presidência do executivo comunitário (Comissão) e a do Conselho Europeu, que coordena os 28 líderes do bloco.

Jean-Claude Juncker lembrou que qualquer negociação com países candidatos assenta, acima de tudo, no "Estado de Direito, justiça e valores fundamentais", o que, argumentou, "afasta a Turquia" da adesão. "E parem de chamar aos nossos Estados-membros e chefes de Estado fascistas e nazis".

Em relação a políticas migratórias, a UE deverá propor em breve meios para ampliar a deportação de requerentes de asilo; que tiveram seus pedidos negados.

ONU decreta o reforço de sanções à Coreia do Norte
Refira-se que os têxteis representam para a Coreia do Norte a segunda maior exportação, depois do carvão e outros minerais. Também prevê a proibição de importação têxtil dos países norte-coreanos aos Estados membros da ONU.

Também planeja a criação de uma Agência Europeia de Segurança Cibernética para se defender contra ataques cibernéticos, que "muitas vezes são mais perigosos para a estabilidade das democracias e das economias do que os rifles e os tanques".



Other News

Trending Now

"A Força do Querer": Bibi humilha Carine em baile funk
Rubinho falará que não foi só ele que errou, lembrará como Bibi se deslumbrou no morro e ouvirá um sermão. Aurora ( Elizangela ) repreende Bibi ( Juliana Paes ) e questiona a filha sobre suas escolhas.

Furacão Irma: Furacão volta à categoria 4 ao aproximar-se da Florida
O fenômeno está classificado atualmente na categoria 4, numa escala que vai até 5. Outras 540 mil receberam ordem semelhantes na costa do estado da Geórgia.

Câmbio para fim de 2017 permanece em R$ 3,20, prevê Focus
Para as transações correntes, (todas as operações do Brasil com o exterior) a projeção de déficit ficou em US$ 15 bilhões. Anteriormente a projeção era de crescimento de 2% e nesta semana, a estimativa é de 2,1%, informou o Banco Central .

Defesa de ex-procurador volta a criticar, em nota, pedido de prisão
Defesa de Marcelo Miller diz que pedido de prisão contra ele 'causa indignação' Últimas notícias - 09/09/2017 11h32    . Colocaram à disposição os passaportes e se prontificam a comparecer a qualquer audiência que forem convocados para depor.

Apple: já há informação sobre o próximo iPhone
A informação foi analisada pelas equipas dos dois sites e por programadores que foram partilhando o que descobriam no Twitter. Os novos carregadores permitem carregar o telemóvel sem fios e o painel de trás volta a ser em vidro, como no iPhone 4.

Barroso autoriza abertura de inquérito contra presidente Temer
Após Loures comentar que teve informação de que já teria sido assinado o decreto, Temer responde: "Não". A decisão foi tomada após um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot , em junho.

Campanha para atualização de carteira começa nesta 2ª
Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, para cada vacinação são levados em consideração diversos fatores. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem os filhos para atualizar a caderneta de vacinação.

Ederson deixa Man. City-Liverpool de maca (com vídeo)
Mas os donos da casa tinham mais volume de jogo, tanto que quase marcaram em finalizações de Gabriel Jesus e Stones. Ele foi o brasileiro a alcançar a marca mais rapidamente em toda a história, tendo feito sua 14ª partida pelo City.

Mais de 50 morrem em terremoto no México e governo teme réplicas
Em setembro de 1985, um sismo de magnitude 8,0 resultou na morte de cerca de 9.500 pessoas na Cidade do México e arredores. De acordo com o presidente mexicano, foram registadas 45 vítimas no estado de Oaxaca, 12 em Chiapas e quatro em Tabasco.

Safra brasileira de grãos deverá crescer 30,4% em 2017 — IBGE
Os dados mostram que esse aumento percentual representa um incremento de 52,1 milhões de toneladas frente a safra anterior. O volume é 30,4% (ou 56,2 milhões de toneladas) maior do que o registrado em agosto de 2016 (184,7 milhões de toneladas).