estacaogeek.com
estacaogeek.com Setembro 21, 2017


Secretária de Estado dos Assuntos Europeus confirma que foi afastada

16 Julho 2017, 12:26 | Milene Araujo

Ex-secretária de Estado: “Primeiro-ministro entendeu que eu já não era necessária no Governo”

“Não pedi a demissão”: Secretária de Estado dos Assuntos Europeus não esperava remodelação

"Agradeço a enorme dedicação e o trabalho dos senhores secretários de Estado que, nesta ocasião, abandonam o Governo".

Questionada sobre quem a informou do seu afastamento, Margarida Marques referiu que foi o ministro dos Negócios Estrangeiros, mas escusou-se a comentar se esta comunicação ocorreu antes ou depois de ter sido conhecida a iminência de uma remodelação governamental, após a exoneração, no domingo, de três secretários de Estado envolvidos no caso das viagens pagas pela Galp para assistir a jogos do campeonato europeu de futebol.

Margarida Marques, que deixa esta sexta-feira a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, considera que "é essencial preservar a voz credível" que Portugal alcançou na União Europeia para poder participar activamente em vários processos em curso, como o Brexit ou a negociação do próximo quadro de ajudas.

"Operação Condor" judicial avança: Lava Jato prende Ollanta Humala, no Peru
O Peru não é o único país onde há investigações envolvendo desdobramentos da Operação Lava Jato. O recurso da defesa contra a prisão preventiva do casal deve ser julgado nos próximos 20 dias.

De acordo com as informações recolhidas pelo PÚBLICO junto de um membro do Governo, não existia nenhum problema de relacionamento entre Margarida Marques e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, nem com o primeiro-ministro.

A responsável da pasta dos Assuntos Europeus afastou ainda qualquer ligação entre a sua saída e a questão dos atrasos na transposição para a legislação nacional das diretivas comunitárias, uma crítica com que o PSD confrontava frequentemente os membros do Governo em audições parlamentares. "Foi o primeiro-ministro que entendeu que eu já não era necessária no Governo", disse em declarações ao "Diário de Notícias". "Não sou eu que transponho directivas", afirma, para admitir que é "objectivamente verdade" que há um atraso.

Esta foi a terceira e maior recomposição do XXI Governo, que está em funções desde 26 de novembro de 2015, e alterou os titulares de sete secretarias de Estado de cinco ministérios, e criando ainda uma nova secretaria de Estado da Habitação, na dependência do ministro do Ambiente. Também diz que "o que interessa é que não estamos a ser penalizados" por isso.

Poder Electoral venezolano sólo reconocerá simulacro convocado el domingo próximo
Será el inicio de un gran cambio en este país, el inicio de la realización de la esperanza que tenemos todos. Manifestó que están trabajando en dos cronogramas electorales el del 30 de julio y 10 de diciembre.

"Estou segura de que esta continuará a ser a estratégia deste Governo", conclui Margarida Marques, que vai ocupar o lugar de deputada no Parlamento para o qual foi eleita como cabeça-de-lista pelo distrito de Leiria. "O que é fundamental é que fiz o mandato que me foi pedido. Acho que tive um trabalho significativo para evitar sanções a Portugal e a suspensão de fundos comunitários", avalia.

Questionada sobre se sente alguma frustração por interromper o trabalho, mostrou-se confiante que a sua sucessora, a embaixadora Ana Paula Zacarias, vai "continuar o trabalho".

Se desprende de la Antártida gigantesco iceberg
Es 29 veces más grande que la ciudad de Buenos Aires, pesa 1 billón de toneladas, poseé 1.155 kilómetros cúbicos de hielo. Y hace un llamado a los gobiernos a actuar de manera urgente para frenar los efectos globales de este fenómeno.



Other News

Trending Now

No Castelão, Inter se sente em casa e bate o Ceará
No último lance do primeiro tempo, aos 47 minutos, Rafael Carioca recebeu na esquerda, passou por Cláudio Winck e chutou cruzado. Apesar do ataque cearense tentar reagir, a defesa estava em pane, e o time gaúcho trocava passes como queria.

Autor de dois dos três gols do Bahia, Rodrigão comemora vitória
E mesmo jogando fora de casa, o time baiano não tomou conhecimento e fez 3 a 0 , com dois gols de Rodrigão e um de Renê Júnior . Após o segundo gol do Bahia , a torcida da Ponte protestou, e o grito de "time sem vergonha" veio das arquibancadas.

PES 2018: versão BETA do game estará disponível na próxima semana
O game tem versões PC, PlayStation 4 , Xbox One , PS3 e Xbox 360 . O lançamento oficial Pro Evolution Soccer 2018 é 14 de setembro.

Diosdado Cabello: Oposición pretende engañar al pueblo con el plebiscito
El gobierno sostiene que dicha Asamblea será un "suprapoder" con facultad de disolver incluso el Parlamento, en cuya sede se propone sesionar.

Roger Federer chega à final de Wimbledon pela 11ª vez
Diversificando bastante as jogadas, o suíço conseguiu superar Berdych e fechou o primeiro set com 7 a 4 no tie-break. Agora, o tenista espera para conhecer seu adversário, que sai da partida entre Roger Federer e Tomas Berdych .

Expresidente peruano acude ante juez que dispuso prisión en su contra
Alberto Fujimori , quien gobernó el país entre 1990 y 2000, está recluido por corrupción y delitos de lesa humanidad hasta 2032. Juárez explicó que ambos recibieron dinero público de Venezuela para la campaña de 2006 en la que Humala perdió.

Após demitir Eduardo Baptista, Atlético-PR contrata Fabiano Soares
E, na Libertadores, onde também perdeu para o Santos, mas por 3 a 2 em casa, na partida de ida das oitavas de final. Sem vencer há quatro jogos e 14º no Brasileiro, Furacão recebe o Cruzeiro, na quarta-feira, na Arena da Baixada.

Rodada #13: tudo o que você precisa saber sobre Flamengo x Grêmio
Léo; Edílson, Geromel, Kannemann, Cortez; Michel, Arthur, Ramiro; Luan, Barrios, Fernandinho. Restam apenas 800 entradas para torcedores rubro-negros.

André Moreira confirmado no Sp. Braga
A segunda opção para o Benfica era Joel Pereira, mas o jovem guardião renovou contrato com o Manchester United e é visto como um jogador de futuro por José Mourinho.

Dólar cai ante real de olho em votação da reforma trabalhista
Os opositores ao governo já apresentaram 33 requerimentos para votação em separado em diferentes trechos. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) classificou como "machista" a atitude das senadoras.