estacaogeek.com
estacaogeek.com Junho 29, 2017


Porto Rico decide ser 51º estado americano

13 Junho 2017, 01:42 | Edna Do Rosario

Porto Rico se torna 51º estado dos EUA

Divulgação

O governador de Porto Rico anunciou nesta segunda-feira a vitória dos que, num referendo no domingo, defenderam que o território se torne no 51.º estado norte-americano, em plena crise económica que está a provocar um êxodo de cidadãos para o território continental.

De um total de 2.260.804 eleitores, apenas cerca de meio milhão foi votar, num referendo não vinculativo. Foi a quinta consulta desde 1967, e 98% dos votantes pediram anexação. No entanto, a participação, com 96% das urnas apuradas, era de 23%.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, disse que os eleitores enviavam uma mensagem forte ao Congresso.

Piloto dos EUA derruba drone que levava armas na Síria
As tensões em Al-Tanaf intervêm num contexto de rivalidades crescentes para saber quem vai liderar o combate contra o grupo EI no leste da Síria.

Washington passou a supervisionar suas finanças, mas não mostra vontade de resgatar Porto Rico, entre outras coisas, porque não é propriamente um estado da União. A ilha foi uma colónia espanhola e um território dos Estados Unidos no final do século XIX e adquiriu o atual estatuto na década de 1950.

Porto Rico foi tomada da Espanha pelos Estados Unidos, mas depois recebeu o estatuto de "estado livre associado", o que significa que os cidadãos também são americanos, mas com algumas ressalvas. A ilha vivia das grandes empresas atraídas por isenções fiscais, mas esses benefícios foram abolidos em 2006, dando início à queda livre da economia local.

Actualmente, 46% de habitantes de Porto Rico vivem na pobreza.

Receita abre consulta a primeiro lote de restituição do IR deste ano
No Brasil, 1,636 milhão de contribuintes estão incluídos no lote que totaliza mais de R$ 3 bilhões. São 1.527.705 idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Com uma dívida de 70 mil milhões, a ilha pode ter dificuldades em convencer Washington a adicionar mais uma estrela à bandeira. Mas Porto Rico é visto como uma baixa prioridade em Washington. De acordo com as autoridades, 97% dos eleitores que compareceram às urnas apoiaram a integração.

"Nós, como povo, precisamos dessa injeção (econômica) como outros estados" para lidar com a crise fiscal, acrescentou. No segundo domingo de junho, os portorriquenhos residentes na cidade vão ao Central Park (o parque mais visitado da cidade) para celebrar o Dia de Porto Rico, que é um território sem personalidade jurídica, vinculado aos Estados Unidos.

O referendo coincidiu com o 100.º aniversário da atribuição de cidadania norte-americana aos porto-riquenhos, que apesar de tudo continuam impedidos de participar nas presidenciais dos EUA e que só têm um representante no Congresso com poderes limitados de voto.

O português que mais rendeu ao FC Porto — André Silva
O próprio CR7 já destacou que a seleção estará em boas mãos quando se aposentar, já que André Silva estará presente. Fez 21 gols em 42 partidas, cinco deles nos 10 jogos que disputou na Liga dos Campeões.



Other News

Trending Now

Neymar faz gol de cima de prédio em programa de TV americano
Além de mostrar sua desenvoltura no futebol, Neymar também fez bonito falando inglês com o apresentador. A temporada também está sendo aproveitada pelo jogador para descansar e se divertir.

Mercado: Benfica confirma venda de Lindelof ao Manchester United por 35 ME
O defensor deve realizar ainda os exames médicos antes de assinar o contrato com o clube e ser apresentado oficialmente. Nas 47 partidas disputadas no clube, marcou um gol e vem sendo convocado constantemente para defender a seleção sueca.

Polícia russa prende mais de 200 manifestantes
Navalny ficou 15 dias detido por ter organizado um amplo protesto anticorrupção no fim de março nas ruas de Moscou. Nessa ocasião, quase mil pessoas foram detidas pela polícia em protestos em todo o país.

Netflix se pronuncia sobre possibilidade de trazer 'Sense8' de volta
O print abaixo é do Facebook do serviço de streaming, mas foi replicado em várias linguás nas contas de Sense8 ao redor do mundo. Nós estamos vendo as petições. #SensatesForever, dizia o pronunciamento.

Congresso Nacional promulga proposta que torna vaquejada constitucional
Após a decisão do STF sobre a prática, associações que representam a categoria promoveram diversas manifestações em todo o Brasil. A festa é tradicional em várias cidades do interior do país, principalmente na região Nordeste.

Suposta ordem de Temer para investigar Fachin é 'própria de ditadura — STF
Ele vai pedir que a Procuradoria-Geral da República investigue o caso e quer a convocação dos articuladores da medida no Senado. O Planalto disse ainda que a Abin cumpre suas funções segundo os princípios do estado de Direito e nos limites da lei.

Polícia de Londres encontra corpo no rio Tâmisa após ataque
As autoridades britânicas ainda não puderam confirmar o que aconteceu com o cidadão espanhol Ignacio Echeverría , de 39 anos. O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o corpo encontrado é do terceiro cidadão francês morto nos atentados.

Qatar apoia oferta de mediação do Kuait para resolver crise
Doha agradeceu Moscou por oferecer suprimentos alimentares, em meio à crise diplomática de Qatar com outros estados árabes. Por agora, são apelos que não geram respostas no Golfo, onde prossegue a pressão ao Qatar.

Diego Costa sobre Conte: "Na vida há pessoas boas e más"
Diego Costa está de saída do Chelsea, apesar do recente interesse do Milan o desejo do jogador é um retorno ao Atlético de Madrid. Acertar com o Atlético, no entanto, significaria não jogar. "Descarto a China, eu tenho que pensar no meu futuro".

Elano assume responsabilidade por expulsão e celebra evolução do Santos
Com o resultado, o Atlético-PR segue sem vencer no Brasileiro e ocupa a lanterna da competição com dois pontos conquistados. Os donos da casa chegaram a esboçar uma reação no segundo tempo, mas só na bola parada levaram perigo a Vanderlei.