estacaogeek.com
estacaogeek.com Junho 22, 2017


Crítico literário Antonio Cândido more aos 98 anos em SP

13 Mai 2017, 06:47 | Patricio Barbosa

Antônio Candido escreveu os livros Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero Formação da Literatura Brasileira Literatura e Sociedade

Antônio Candido

O professor de 98 anos estava internado no hospital Albert Einstein, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Em 1998, recebeu o Prêmio Camões, concedido pelos governos do Brasil e de Portugal, em Lisboa. "Sou provavelmente o último amigo vivo de Oswald de Andrade, um escritor dono de uma personalidade vulcânica", comentou Candido em rara um entrevista em Paraty, onde fez a conferência de abertura da 9ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, em 2011. Neto de barões do Império, descendente de uma tradicional família do interior de Minas Gerais, morou dos 3 aos 10 anos de idade na mineira Santa Rita de Cássia.

Chegou a prestar exame para a faculdade de medicina antes de ingressar, em 1939, nos cursos de Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).

Chelsea fica perto do título e condena Middlesbrough ao rebaixamento — Premier League
O Chelsea derrotou ontem o Middlesbrough por 3-0, em Stamford Bridge, e deu mais um passo importante rumo ao título. Caso tal não aconteça, José Mourinho pode ajudar se o seu Manchester United travar domingo os "spurs" em Londres.

Como crítico literário, pautado pela ética, sem acreditar em fórmulas científicas para a atividade, no calor da hora, foi quase sempre certeiro em suas avaliações, apontando a grandeza de muitos livros e autores ainda então desconhecidos.

"Foi na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, no fim dos anos 1930, que encontrou o grupo que ajudaria a formatar a intelectualidade paulistana por meio da crítica cultural. É importante lembrar que já foi diferente, que já teve gente que deu sua carreira, força de trabalho e capacidade para construir uma sociedade, um mundo melhor".

Em 1945, publica o seu primeiro livro, "Brigada ligeira", no qual reúne artigos da coluna semanal Notas de Crítica Literária, da "Folha da Manhã".

Prequela escrita à mão de Harry Potter roubada em Inglaterra
O sonho de muitos fãs de Harry Potter pode estar nas mãos de um bandido e não estamos falando de um aluno da Sonserina. O trecho mostra o pai dele, James, e Sirius Black sendo abordados por policiais após uma perseguição de moto.

A amizade entre eles começou depois de uma crise - o escritor não gostou de uma crítica escrita por Candido sobre "Marco Zero", romance de 1943. Nessa unidade, assumiria em 1942 o cargo de professor assistente de sociologia. Candido era o membro mais jovem da delegação paulista. Em 1959, lançou sua mais influente e polêmica obra, Formação da Literatura Brasileira, na qual estuda momentos decisivos na formação do cenário literário nacional.

Entrevistado pelo jornalista Ubiratan Brasil para o Caderno2 de 8 de outubro de 2006, Antonio Candido falou sobre sua criação. Estamos fadados, pois, a depender da experiência de outras letras, o que pode levar ao desinteresse e até menoscabo das nossas.

No prefácio da quinta edição revista de "Raízes do Brasil", de Buarque de Holanda, Candido equiparou o livro a "Casa Grande & Senzala" (de Freyre) e "Formação do Brasil Contemporâneo" (de Prado Júnior). É uma poderosa aula sobre a literatura e, por consequência, sobre a história brasileira. Foi militante do Partido Socialista Brasileiro antes do golpe civil-militar de 1964 e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, ao qual permaneceu filiado até o final da vida. Sua visão, porém, segundo o próprio crítico, não pretendia ser impositiva, "mas apenas um dos modos possíveis de encarar a contradição entre histórico e estético, fundindo-os dialeticamente no conceito de sistema". E, entre as diversas obras sobre ele, incluem-se "Antonio Candido - Pensamento e Militância" (1999), organizado por Flávio Aguiar, e "Bibliografia de Antonio Candido e Textos de Intervenção" (2002), organizado por Vinicius Dantas. O casal teve três filhas: Ana Luiza, Laura e Marina.

Banksy pinta mural em oposição ao Brexit
A autenticidade da obra foi confirmada por representantes de Banksy. A cidade é o ponto de conexão com o resto do continente europeu.



Other News

Trending Now

Saiba o que fará o Papa Francisco durante a visita a Portugal
O argentino Francisco , que cita com frequência Maria, se mostra muito sensível à tradição da piedade popular na América Latina. O Papa está hoje e amanhã em Fátima para celebrar o Centenário das Aparições e canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto .

82 nigerianas libertadas do Boko Haram são recebidas por presidente
O acesso ao nordeste do país, imenso território fronteiriço com Chade, Camarões e Níger, continua sendo extremamente difícil. A informação foi avançada pelo governo nigeriano à Al-Jazeera, revelando que libertou terroristas em troca das jovens.

Ataque cibernético em hospital foi parte de ação internacional, diz Reino Unido
Os vários hospitais afetados foram informando os seus pacientes através das redes sociais e dos meios de comunicação local. A Vodafone Espanha e a Vodafone Portugal já vieram, através de comunicados, desmentir que tenham sido alvo de ataques.

Corinthians conquista Paulistão pela 28ª vez
Arriscando muito de fora da área, a Ponte achava uma boa alternativa e Ravanelli cravou um chutaço na trave de Cássio. A última conquista havia sido em 2013, ainda com Tite e logo depois de conquistar o mundo pela segunda vez.

FIFA quer saber mais sobre transferência de Pogba para o Manchester United
Estamos falando de nada mais, nada menos, que Paul Pogba , o grande jogador Francês que atua no poderoso Manchester United . Dúvidas havia também sobre se Pogba receberia 20 por cento do valor da transferência.

Flamengo empata com Dragão e Santos elimina o Paysandu
Marcelo Cabo, técnico do Dragão, destacou a qualidade e a boa fase da equipe carioca, mas também enalteceu seu plantel. A expectativa é que o técnico Zé Ricardo entre em campo com um time misto no Flamengo x Atlético-GO ao vivo hoje.

Praia reaparece em ilha irlandesa, 33 anos depois
O fenómeno começou com uma tempestade que atingiu a ilha de Achill, em 1984, e que varreu por completo a praia local, deixando apenas rochas.

Suzane von Richthofen deixa presídio em SP para Dia das Mães
Por manutenção de bom comportamento, Suzane von Richthofen voltará a sair temporariamente da prisão. Ela informou que ficará num endereço em Angatuba (SP), onde moram familiares do namorado.

"Dilma sugeriu que casal transferisse conta da Suíça para Cingapura", diz delatora
Ela contou ter sido procurada pelo então ministro Edinho Silva (PT), atual prefeito de Araraquara (SP). O casal teria sido avisado até mesmo da emissão dos mandados de prisão e da operação contra eles.

Novo Hamburgo confirma domínio, vence Inter nos pênaltis e leva o Gaúcho
O camisa 1 passou por revisões médicas, fez testes na véspera do jogo e acabou liberado para ir a campo na decisão do título. Aos 45, William teve a chance do jogo após receber passe açucarado de D'Alessandro na entrada da área, livre.