estacaogeek.com
estacaogeek.com Julho 21, 2017


Bruxelas divulga previsões económicas antes de decisões sobre défice

11 Mai 2017, 09:10 | Milene Araujo

«Satisfação» de Bruxelas não desarma pressão

Comissão Europeia em linha com Governo no crescimento mas não no défice

A Comissão Europeia estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, valores acima dos previstos pelo Governo, e abre caminho ao encerramento do Procedimento por Défices Excessivos (PDE).

A Comissão Europeia estima que o défice aumente ligeiramente para 1,9% no próximo ano, caso não sejam tomadas mais medidas de consolidação orçamental.

Apesar de as previsões da primavera, hoje divulgadas, serem mais otimistas do que as anunciadas em fevereiro, nas previsões de inverno, Bruxelas mostra-se mais cautelosa do que o Governo que, no seu Programa de Estabilidade, aponta para um défice orçamental de 1,5% este ano e de 1% no próximo. A decisão deverá ocorrer ainda este mês, em data ainda a determinar. No entanto, mais à frente, deixam alertas quanto ao "potencial impacto das medidas de apoio à banca" que ainda podem fazer aumentar do défice deste ano.

Trinta mil peregrinos caminham para Fátima, GNR não regista incidentes
O estádio do clube português de futebol Fátima levará o nome de Papa Francisco, que visitará o santuário da cidade na semana que vem.

A economia do Reino Unido, que não integra a Eurozona, deve registrar crescimentos de 1,8% em 2017 (+0,3 na comparação com as últimas previsões) e de 1,3% (+0,1) em 2018, segundo as projeções de Bruxelas.

A economia da Grécia, submetida a uma série de programas de resgate em troca de reformas duras desde 2010, registrará um crescimento de 2,1% em 2017 e de 2,5% em 2018, anunciou a Comissão Europeia, que reduziu em 0,6% as previsões para os dois períodos. "Projecta-se que o rácio deverá cair para 128,5% em 2017 e para 126,2% do PIB em 2018, devido a excedentes orçamentais primários e à continuação do crescimento da economia", lê-se no documento.

Quanto às taxas de défice público e dívida, expressas em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), o executivo comunitário também antecipa que "diminuam em 2017 e em 2018, tanto na zona euro como no conjunto da União". Com efeito, para o próximo ano Bruxelas acredita num crescimento económico de apenas 1,6%, "com o setor bancário ainda a enfrentar desafios e a mostrar uma vulnerabilidade grande".

Juventus na máxima força para o reencontro com o Mónaco
Para completar, a Juve ainda tem Daniel Alves, que tem jogado muito pela lateral-direita e sendo fundamental para a equipe. Claro que todos desejam estar na final, mas hoje estamos numa meia-final e já mostramos muita coisa ao Mundo.

Quanto ao défice, Bruxelas prevê um agravamento dos 1,7% observados em 2016, para os 2,0% em 2017 e 2,2% em 2018.

Questionado sobre o assunto durante a conferência de imprensa de apresentação das previsões da Comissão Pierre Moscovici afirmou que "hoje não é o momento" de decidir sobre os procedimentos por défice excessivo (PDE), apontando que os comissários "vão voltar em breve à situação do PDE português", mas fez questão de elogiar a redução do défice em 2016.

Na zona euro, o défice público deverá passar de 1,5% do PIB em 2016 para 1,4% este ano e 1,3% em 2018, enquanto à escala da UE a 28 deverá recuar dos 1,7% em 2016 para 1,6% em 2017 e 1,5% em 2018.

Tempo é precioso em novo trailer de Dunkirk
Dunkirk , a décima longa-metragem do realizador Christopher Nolan , tem um novo trailer. A produção chega aos cinemas brasileiros em 27 de julho deste ano.



Other News

Trending Now

FIFA quer saber mais sobre transferência de Pogba para o Manchester United
Estamos falando de nada mais, nada menos, que Paul Pogba , o grande jogador Francês que atua no poderoso Manchester United . Dúvidas havia também sobre se Pogba receberia 20 por cento do valor da transferência.

Reasons Why: Hannah Baker estará na segunda temporada
Segundo o HuffPost Brasil , o número de pedidos de ajuda ao CVV (Centro de Valorização da Vida) aumentou em 100% depois da estreia da série.

Deputados cobram acesso da população à votação de destaques da comissão
Os agentes penitenciários estavam no local desde o período da manhã e levaram poucos segundos para conseguir fazer a invasão. O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), disse que pretende encerrar a votação no mesmo dia.

Manchester City goleia Palace e avança para terceiro lugar
Já o City tem os duelos diante do Leicester e Watford nos próximos dois finais de semana, pela reta final do Campeonato Inglês. Parece que o técnico Pep Guardiola não tem problemas apenas com o empresário de Yaya Touré.

Chelsea fica perto do título e condena Middlesbrough ao rebaixamento — Premier League
O Chelsea derrotou ontem o Middlesbrough por 3-0, em Stamford Bridge, e deu mais um passo importante rumo ao título. Caso tal não aconteça, José Mourinho pode ajudar se o seu Manchester United travar domingo os "spurs" em Londres.

Corinthians conquista Paulistão pela 28ª vez
Arriscando muito de fora da área, a Ponte achava uma boa alternativa e Ravanelli cravou um chutaço na trave de Cássio. A última conquista havia sido em 2013, ainda com Tite e logo depois de conquistar o mundo pela segunda vez.

CNH passa a ter código QR-Code para evitar fraudes
No entanto, como a emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá a eles regulamentar uma possível taxa a ser cobrada. Desde então, mais de 300 mil CNHs foram emitidas com o novo modelo em todo país. "Facilita toda a sociedade".

Governo norte-coreano prende americano suspeito de cometer atos contra Estado
A Coreia do Norte já prendeu vários cidadãos dos Estados Unidos que faziam trabalhos relacionados ao cristianismo no país. Os Estados Unidos não mantém qualquer relação diplomática ou consular com a Coreia do Norte.

82 nigerianas libertadas do Boko Haram são recebidas por presidente
O acesso ao nordeste do país, imenso território fronteiriço com Chade, Camarões e Níger, continua sendo extremamente difícil. A informação foi avançada pelo governo nigeriano à Al-Jazeera, revelando que libertou terroristas em troca das jovens.

Médicos avaliam transferência de Arlindo Cruz para unidade semi-intensiva
De acordo com a equipe médica, sua evolução segue de forma gradual e ainda não é possível afirmar se o cantor ficará com sequelas.