estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 21, 2017


Venezuela: mulheres marcham em Caracas contra governo de Maduro

07 Mai 2017, 11:07 | Edna Do Rosario

Reprodução G1

Reprodução  G1

Os venezuelanos voltam às ruas nesta quarta-feira contra a medida tomada pelo ditador Nicolás Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte para reformar a Constituição do país. "Não pode haver algo mais democrático que convocar o Poder Constituinte originário, que é o povo", disse Padrino López à emissora estatal VTV.

"A iniciativa de convocar a Assembleia Nacional Constituinte pode ser feita pelo Presidente da República, em Conselho de Ministros, pela Assembleia Nacional, por acordo de dois terços dos seus integrantes", refere o artigo invocado por Nicolás Maduro.

No entanto, Maduro disse segunda-feira, sem dar maiores detalhes, que metade dos cerca de 500 constituintes seriam eleitos pela "classe trabalhadora", "camponeses", "indígenas", entre outros grupos.

Terço de Joana Vasconcelos ganha luz com a chegada do Papa
O português, que será iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, perante o Papa, tem 26 metros e é feito de contas brancas.

Desde que os protestos anti-Maduro começaram no início de abril, pelo menos 37 pessoas morreram, com vítimas incluindo apoiadores de ambos os lados, espectadores e membros das forças de segurança.

As manifestações contra e a favor do Presidente Nicolás Maduro, intensificaram-se desde há um mês na Venezuela, durante as quais mais de 500 pessoas ficaram feridas e mais de 1.300 foram detidas.

Na última segunda-feira, dia 1º, Maduro, a pretexto de "promover a paz na Venezuela", mostrou sua "surpresa": a convocação de uma Assembleia Constituinte para reescrever a Constituição atual, escrita sob a égide de Hugo Chávez e em vigor desde 1999. "Eu sou um presidente obediente ao que o povo decida, e se o povo decide por uma Constituinte popular e revolucionária, haverá Constituinte popular e revolucionária", ratificou.

Marido de Isabel II abdica das funções reais
Na quarta-feira, a Rainha Isabel II e o duque de Edimburgo estiveram no clube de críquete de Londres , aparentando boa saúde. Natural da Grécia, Filipe é filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg.

Ontem, o governo dos Estados Unidos ameaçou impôr novas sanções à Venezuela caso o governo mantenha seus planos de reescrever a Constituição.

Maduro descarta convocar eleições gerais. Este conjunto teriam o poder de reorganizar o Estado e poderia levar à elaboração de uma nova constituição nacional. Nos marcos da convocação, a Constituinte oferece à oposição contra Maduro mais um motivo para protestar e mais um fator de união para chamar a população às ruas. Dessa forma, na visão do então presidente venezuelano, a organização serviria somente como um apêndice dos interesses norte-americanos na região, porém tal discurso não se materializava em gestos concretos de retirada do sistema interamericano. Se Maduro, com a convocação da Constituinte, esperava arrefecer a pressão contra seu governo, há várias indicações de que a manobra não vai dar certo.

"Um dos temas que a Constituinte busca é alcançar condições de estabilidade para fazer os processos eleitorais que estão a caminho... e os que vêm em 2018, as (eleições) presidenciais", disse Elías Jaua nesta terça-feira em uma entrevista ao canal estatal VTV.

Para Aloysio Nunes, convocação de Constituinte na Venezuela é golpe
Maduro e o Partido Socialista Unido da Venezuela parecem por estes dias tentar todas as estratégias para invalidar a oposição. Maduro disse que o ex-ministro, ex-deputado e antigo vice-presidente Elías Jaua decisão será o líder da Assembleia Nacional.



Other News

Trending Now

Banco Central dos EUA mantém taxas de juros no mesmo patamar
A Fed continuará a "monitorizar, de perto, os indicadores de inflação e os desenvolvimentos económicos e financeiros globais". O Fed elevou os juros em 0,25 ponto percentual na sua última reunião, em março, para uma faixa entre 0,75 e 1 por cento.

Tempo é precioso em novo trailer de Dunkirk
Dunkirk , a décima longa-metragem do realizador Christopher Nolan , tem um novo trailer. A produção chega aos cinemas brasileiros em 27 de julho deste ano.

Brasileiros decidem, Moreirense vence Braga e fica perto de escapar da degola
Os jogadores percebem o significado de representar este emblema, esta camisola. "Vamos estar preparados", garantiu. Abel Ferreira está a preparar os seus jogadores para um grande batalha, esta sexta-feira, frente ao Moreirense .

Governo faz proposta para reduzir penalização na reforma antecipada
Já num cenário em que diminuem as contribuições para a Segurança Social, o impacto orçamental da proposta aumenta para os 333,3 milhões de euros.

Sistema americano antimíssil começa a funcionar na Coreia do Sul
A comunidade próxima das instalações do sistema já veio expressar o seu descontentamento com a montagem do mesmo equipamento.

Lula comandava a corrupção na Petrobras, diz Duque
Antes de Vaccari, teriam desempenhado a mesma função os ex-tesoureiros do partido Delúbio Soares e Paulo Ferreira. Ele disse que conheceu Vaccari naquele ano de 2007, por meio do então ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Adolescente do Porto internada no hospital após jogar 'Baleia Azul'
A PSP acredita tratar-se do jogo online 'Baleia Azul', apesar de ainda não o conseguir confirmar. Mas rapidamente se espalhou entre os adolescentes de todo o mundo e passou a preocupar os pais.

Funcionários dos Correios discutirão propostas em assembleia
Situação financeira - Nos últimos dois anos, os Correios apresentaram prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões. Desse total, 65% correspondem a despesas de pessoal.

Cirurgia de Ibrahimovic é realizada com sucesso nos EUA
Zlatan iniciou o processo de reabilitação no UPMC e continuará sob o cuidado do doutor Fu e do doutor Musahl enquanto se recupera. "Vamos divertirmo-nos com o meu jogo em breve", escreveu no Instagram. "Zlatan Ibrahimovic foi operado ao joelho, com sucesso".

Terço de Joana Vasconcelos pode ser cópia do Brasil
A obra pertence à famosa artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos . "À noite faz um efeito que só existe em Fátima", explica. Todos os anos, o médico e artista empenha-se em trazer novidades à peça, para que nunca seja igual ao do evento anterior.