estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 21, 2017


Maduro pede nova constituição na Venezuela

06 Mai 2017, 06:26 | Edna Do Rosario

Em um grande ato com operários em Caracas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou nesta segunda-feira, 1º, Dia do Trabalho, uma Assembleia Constituinte para tentar resolver a crise política no país. Ou seja, apesar da recente declaração do Papa Francisco ter sido ignorada pela mídia comercial conservadora o fato é que os mesmos apoiadores incondicionais da oposição venezuelana procuram também ignorar o que foi dito pelo Sumo Pontífice e a todo o momento acusam o governo constitucional de negar o diálogo.

Quinta-feira, estudantes da Universidade Central da Venezuela envolveram-se em confrontos com a polícia em Caracas, a mais importante instituição pública de ensino superior do país.

Segundo a aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) a convocatória "é uma fraude, é inconstitucional e implica o fim da democracia". A intenção parece ser novamente a de anular o poder da oposição e adiar eleições, embora setores do chavismo o desmentissem ontem, convidando os deputados opositores a participar.

Nunes disse que o Brasil, "evidentemente", não pode intervir na Venezuela.

Terço de Joana Vasconcelos ganha luz com a chegada do Papa
O português, que será iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, perante o Papa, tem 26 metros e é feito de contas brancas.

Essa lei americana serviu de base para impor sanções a funcionários do governo venezuelano desde 2014, por suposta violação de direitos humanos.

"Temos que seguir adiante".

A Assembleia convocada por Maduro, não será eleita e "não será de partidos".

Os outros 250 constituintes serão escolhidos por "um sistema territorializado, com caráter municipal".

Sistema americano antimíssil começa a funcionar na Coreia do Sul
A comunidade próxima das instalações do sistema já veio expressar o seu descontentamento com a montagem do mesmo equipamento.

Para o analista socialista Nicmer Evans a medida é uma "traição" à Constituição aprovada no governo do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013), que foi redigida por 131 constituintes eleitos por voto direto, universal e secreto. Hoje, estão na fase de passar para uma insurgência armada e, ante esta grave circunstância, o único caminho para garantir a paz é uma Assembleia Nacional Constituinte - disse Maduro na noite de terça-feira. "É uma batalha complexa, mas ninguém irá tirar de nós a nossa pátria", acrescentou o mandatário, que na terça-feira entregou ao poder eleitoral o decreto de convocação à Constituinte.

De acordo com Serra, a pretensão de Nicolás Maduro com a constituinte é "eternizar seu poder" com o aparelhamento da escolha dos representantes por meio de organizações sociais controladas pelo governo.

"Esta Constituinte anunciada por Maduro é uma manipulação para escapar das eleições".

"É uma medida desesperada de um governo que sabe que não pode convocar eleições porque vai perder e recorre à polarização", afirmou à AFP o analista Diego Moya-Ocampos, do IHS Markit Country Risk de Londres, ao recordar que mais de 70% dos venezuelanos rejeitam o governo de Maduro, segundo pesquisas.

Morre ex-ministro e membro da ABL, Eduardo Portella
De acordo com a biografia publicada no site da ABL, Portella nasceu em Salvador (BA), em 8 de outubro de 1932. Sexto ocupante da cadeira 27 da ABL, Portella tomou posse na entidade em outubro de 1981.



Other News

Trending Now

Terço de Joana Vasconcelos ganha luz com a chegada do Papa
O português, que será iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, perante o Papa, tem 26 metros e é feito de contas brancas.

Justiça reverte liminar que impedia cobrança de bagagens por empresas aéreas
A Gol informou que está "reavaliando o assunto internamente e assim que houver uma decisão comunicará os seus clientes". A cobrança pelo despacho de bagagem foi a questão mais controversa, levando a uma disputa judicial.

Jogos da próxima época vão ter vídeo-arbitro
Depois de testarmos offline em 9 jogos na Taça de Portugal, vamos testar 'live' na Final da Taça de Portugal . "O IFAB, em função da capacidade que cada federação demonstra, pode autorizar a sua utilização oficial".

Adolescente do Porto internada no hospital após jogar 'Baleia Azul'
A PSP acredita tratar-se do jogo online 'Baleia Azul', apesar de ainda não o conseguir confirmar. Mas rapidamente se espalhou entre os adolescentes de todo o mundo e passou a preocupar os pais.

Reino Unido: Theresa May acusa UE de querer influenciar eleições britânicas | Internacional
Não se trata de uma punição nem de uma tática. "Foi uma decisão em conjunto e todos beneficiamos em conjunto", explicou o negociador.

Terço gigante de Joana Vasconcelos inaugurado no Santuário de Fátima
Foi inaugurado esta terça-feira o terço gigante de Joana Vasconcelos , na entrada da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. A sexta visita será do Papa Francisco, durante este mês. "À noite faz um efeito que só existe em Fátima", explica.

Estado Islâmico assume autoria de atentado contra OTAN em Cabul
As vítimas, militares norte-americanos ao serviço da organização, seguiam em veículos blindados, quando se deu a explosão. Mais de um terço do território afegão não é controlado pelo governo central, enquanto Cabul sofre ataques quase diários.

Banco Central dos EUA mantém taxas de juros no mesmo patamar
A Fed continuará a "monitorizar, de perto, os indicadores de inflação e os desenvolvimentos económicos e financeiros globais". O Fed elevou os juros em 0,25 ponto percentual na sua última reunião, em março, para uma faixa entre 0,75 e 1 por cento.

Lançado ao espaço satélite brasileiro para comunicações e defesa
O satélite foi enviado dentro do foguete Ariane 5, que também lançou ao espaço o KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat. O equipamento deixou o solo às 18h52 desta 5ª feira (4.abr.2017), na base espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

Portugal recebeu 1,6 milhões de hóspedes no Airbnb, em 2016
Isso significa que os anfitriões portugueses, que por norma recebem 97% do dinheiro, receberam 166 milhões de euros . No caso de Lisboa, este número já ascende aos 7.000 euros anuais por um aluguer que, em média, é de 84 noites.