estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 21, 2017


Lançado ao espaço satélite brasileiro para comunicações e defesa

05 Mai 2017, 03:30 | Milene Araujo

Satélite para defesa e comunicações será lançado na Guiana Francesae

Satélite para defesa e comunicações será lançado na Guiana Francesae

O equipamento deixou o solo às 18h52 desta 5ª feira (4.abr.2017), na base espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Neste ano, o lançamento já deveria ter acontecido no dia 21 de março, mas foi atrasado por conta de uma greve dos trabalhadores da Guiana Francesa que havia começado no dia anterior e durou cerca de um mês. A primeira é uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 30% da capacidade total do satélite. Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.

O SGDC também fornecerá um meio seguro para a transferência de informações militares e deverá ser utilizado para ajudar as Forças Armadas em operações nas fronteiras, segundo o governo. De outro, a partir da banda X, será possível tramitar informações que envolvem a área de defesa e governamental. O satélite foi enviado dentro do foguete Ariane 5, que também lançou ao espaço o KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat. Na etapa seguinte, serão feitos testes por 30 dias.

TSE confirma cassação do governador do Amazonas e decide por novas eleições
Os votos pela cassação no TSE foram dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Herman Benjamin, Admar Gonzaga e Rosa Weber. O contrato foi celebrado sem licitação pelo custo de R$ 1 milhão e há suspeita de que a empresa tenha prestado os serviços.

O projeto, uma parceria entre os ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um investimento da ordem inicial de R$ 1,7 bilhão. No processo da construção do SGDC, engenheiros brasileiros participantes acumularam conhecimento para a montagem do projeto de controle de atitude e órbita, o que torna o aparelho que está no espaço uma câmera que obedece aos comandos de solo. Sua vida útil prevista é de 18 anos. O satélite lançado hoje foi fabricado pela Thales Alenia Space, em Cannes (França).

Utilize o espaço para fins comerciais ou publicitários, compreendidos, inclusive: spam, correspondência corporativa e comunicações com finalidade comercial (prospecção de negócios, venda de serviços e mercadorias, ainda que relacionados à pessoa física, etc.) ou uso relacionado com negócios, ou que anuncie ou ofereça a venda de produtos ou serviços (com ou sem fins lucrativos) ou que solicitem outros usuários ou terceiros (incluindo pedidos para contribuições ou donativos).

Reino Unido: Theresa May acusa UE de querer influenciar eleições britânicas | Internacional
Não se trata de uma punição nem de uma tática. "Foi uma decisão em conjunto e todos beneficiamos em conjunto", explicou o negociador.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Avião de passageiros despenha-se em Cuba
Um avião militar despenhou-se na manhã deste sábado chocando contra uma montanha no município de Artemisa, em Cuba. Membros do governo não foram autorizados a dar mais informações sobre o acidente.



Other News

Trending Now

Brasileiros brilham, Real Madrid vence e pode se firmar na liderança
A vencer pela vantagem mínima, o Real Madrid foi surpreendido pelo Valência , que igualou aos 82 minutos por Daniel Parejo . O Valencia conseguiu apenas mais uma chance, em finalização de fora da área de Munir, mas a bola foi para fora.

Terço de Joana Vasconcelos ganha luz com a chegada do Papa
O português, que será iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, perante o Papa, tem 26 metros e é feito de contas brancas.

Putin e Merkel se encontram em Sochi
O dirigente russo, por sua vez, ressaltou a importância da reunião para estreitar os laços e aproveitar para discutir questões geopolíticas como a Ucrânia e a Síria.

Terço de Joana Vasconcelos pode ser cópia do Brasil
A obra pertence à famosa artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos . "À noite faz um efeito que só existe em Fátima", explica. Todos os anos, o médico e artista empenha-se em trazer novidades à peça, para que nunca seja igual ao do evento anterior.

Samsung recebe autorização para testar carros sem motorista nas ruas
E a Samsung não é a única fabricante de smartphones que está se dedicando ao emergente mercado de carros autônomos. A notícia surge poucos dias após a Apple ganhar a mesma autorização do governo do estado da Califórnia, nos EUA.

Datafolha: no 2º turno, Lula empataria com Marina e Moro
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2017, com 2.781 entrevistados em 172 municípios. O tucano Aécio é rejeitado por 44% dos entrevistados, e o governador de São Paulo , Geraldo Alckmin, por 28%.

Cimeira serve para marcar a unidade dos 27 - Barnier
Também deverá ser decidido o próximo destino da Autoridade Bancária Europeia, com Luxemburgo forçando para ser sua sede. Uma das grandes prioridades da UE é a defesa dos cidadãos europeus no Reino Unido (e dos britânicos no restante da UE).

MINEIRO: Cruzeiro e Atlético-MG empatam sem gols na 1ª final
No mesmo dia, mas às 21h45, a Raposa recebe a Chapecoense , às 21h45, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil . Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal.

Banco Central dos EUA mantém taxas de juros no mesmo patamar
A Fed continuará a "monitorizar, de perto, os indicadores de inflação e os desenvolvimentos económicos e financeiros globais". O Fed elevou os juros em 0,25 ponto percentual na sua última reunião, em março, para uma faixa entre 0,75 e 1 por cento.

Fazendeiros atacam aldeia e decepam mãos de índios no Maranhão
No ano passado, homens armados e com colete à prova de bala invadiram outra área, mas foram expulsos pelos Gamela . Cinco indígenas baleados foram levados para hospital Socorrão 2, em São Luís, onde três permanecem internados.