estacaogeek.com
estacaogeek.com Novembro 20, 2017


Morre ex-ministro e membro da ABL, Eduardo Portella

03 Mai 2017, 01:31 | Edna Do Rosario

Morre escritor baiano Eduardo Portella, membro da ABL

Morre o acadêmico e ex-ministro Eduardo Portella

Morreu nesta terça-feira (2) no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o escritor, professor e ex-ministro da Educação Eduardo Portella, ocupante da Cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi Ministro da Educação, Cultura e Desportos durante a ditadura militar brasileira, entre 1979 e 1980, durante o governo de João Figueiredo.

Sexto ocupante da cadeira 27 da ABL, Portella tomou posse na entidade em outubro de 1981.

De acordo com a biografia publicada no site da ABL, Portella nasceu em Salvador (BA), em 8 de outubro de 1932.

Sony vendeu 60 milhões de PS4
Se somarmos estes 2.9 milhões percebemos facilmente que a tal marca dos 60 milhões foi atingida. Smartphones tiveram a maior queda, de 24,9 milhões de unidades para 14,6 milhões.

De 1952 a 1954, em Madri, estudou Filologia, Romanística, Crítica Literária, Estilística e Filosofia com Xavier Zubiri e Julián Marías.

O primeiro livro foi publicado em 1953, com a obra "Aspectos de la poesía brasileña contemporânea", tese apresentada no evento I Jornadas de Lengua y Literatura Hispanoamericana, em Salamanca, na Espanha.

Ao retornar ao Brasil, tornou-se professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por onde se tornou doutor em 1970 - posteriormente conquistou todas as titulações possíveis na mesma instituição, até receber, em 2002, o título de Professor Emérito. Permaneceu pouco mais de um ano à frente do ministério, do qual foi demitido por ter apoiado a greve dos professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. - Sempre me lembro da frase dele "Não sou ministro, estou ministro".

Cimeira serve para marcar a unidade dos 27 - Barnier
Também deverá ser decidido o próximo destino da Autoridade Bancária Europeia, com Luxemburgo forçando para ser sua sede. Uma das grandes prioridades da UE é a defesa dos cidadãos europeus no Reino Unido (e dos britânicos no restante da UE).

- Ele mostrou que os valores e princípios de uma pessoa estão acima do cargo que ocupa, e que abriria mão da posição a qualquer momento para manter seus ideais.

Após deixar o Ministério, Portella também foi secretário de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, entre 1987 e 1988, e depois integrou diferentes cargos no exterior: em 1988 foi nomeado Diretor Geral Adjunto da UNESCO, cargo que ocupou até 1993.

Eduardo Portella, também advogado, professor, investigador e conferencista, coordenou a pasta da Educação, Cultura e Comunicação da Comissão de Estudos para a Constituição brasileira de 1988 e foi presidente da Conferência Mundial da Unesco de 1997 a 1999.

Mudanças de relator não alteram 'desconstrução' da CLT, critica líder da minoria
Jornada de 12 horas - O projeto estabelece a possibilidade de jornada de 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso. Com isso, os acordos terão poder para regulamentar jornadas de 12 horas, parcelamento de férias , entre outros pontos.

Membro diversas vezes do júri do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, Portella publicou obras como "Teoria Literária" (1976) e "O Intelectual e o Poder" (1986).



Other News

Trending Now

Lava Jato: nova fase busca provas sobre desvios na Transpetro - Brasil
O nome faz referência ao fato de que os principais alvos da operação gravitam em torno de pessoas com prerrogativas de foro. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Bruno Mendes e o espaço está à disposição para sua manifestação.

Resumo de "A Força do Querer" 28 e 29/04
Dantas (Edson Celulari) diz a Shirley (Michelle Martins) que precisa que o casamento de Cibele (Bruna Linzmeyer) aconteça. Só que Cibele vai se exasperar novamente quando o playboy avisa que não vai ficar com ela para se casar com Ritinha .

Portugal recebeu 1,6 milhões de hóspedes no Airbnb, em 2016
Isso significa que os anfitriões portugueses, que por norma recebem 97% do dinheiro, receberam 166 milhões de euros . No caso de Lisboa, este número já ascende aos 7.000 euros anuais por um aluguer que, em média, é de 84 noites.

Le Pen plagia fragmentos de discurso pronunciado por Fillon
A candidata ultranacionalista à Presidência da França, Marine Le Pen , foi acusada de plagiar um discurso do seu ex-concorrente François Fillon .

MINEIRO: Cruzeiro e Atlético-MG empatam sem gols na 1ª final
No mesmo dia, mas às 21h45, a Raposa recebe a Chapecoense , às 21h45, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil . Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal.

Hacker diz estar chantageando Netflix para não divulgar série inédita
A Los Gatos, nome da empresa, diz que esta é "uma situação ativa" que já está a ser investigada pelo FBI. O "sequestrador" também ameaça outros canais, a exemplo de National Geographic e Fox.

China pediu à Coreia do Norte que suspenda testes nucleares, diz Tillerson
Um avião de espionagem da Força Aérea dos EUA se prepara para aterrissar na Base Aérea de Osan, em Pyeongtaek, Coreia do Sul . O submarino norte-americano é um USS Michigan dotado de mísseis táticos e alta capacidade de comunicação.

Isabel Moreira critica tolerância de ponto a 12 de maio
António Costa defende-se das criticas à decisão de decretar tolerância de ponto para os funcionários públicos dia 12 de maio, para a visita do Papa Francisco.

Paulistão: Ponte Preta promete pressão no primeiro jogo da final
O Corinthians disse durante toda a semana que iria para Campinas para ganhar o jogo, e não ficou apenas no discurso. Aos 34 da etapa final, mais um gol de Rodriguinho , depois de um desvio de cabeça.

Marine Le Pen deixa a liderança do Frente Nacional
Uma pesquisa de opinião divulgada pela Opinionway, aponta que Emmanuel Macron venceria Marine Le Pen com facilidade no 2º turno. E, pela primeira vez em quase 60 anos, nem socialistas nem republicanos chegaram ao segundo turno.